Pneus Remoldados

ECONOMIZE SEM PREOCUPAÇÕES

“Se o pneu possui o selo do Inmetro o consumidor pode adquiri-lo de olhos fechados. A Portaria 444 é muito rígida neste aspecto e só pneus realmente seguros e de qualidade recebem o certificado”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Revenda e Prestação de Serviços de Reforma de Pneus e Similares em Minas Gerais (Sindipneus), Paulo Bitarães.

Alberto Mayer, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), no entanto, afirma que a compra do pneu remold só é segura se ele possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Além dessa certificação, é importante que ele seja fabricado em recapadoras especializadas, que só utilizem material e equipamentos de qualidade”, diz o executivo.

Quanto à durabilidade, vai depender da maneira como o motorista conduz o veículo e dos cuidados que ele tem com os pneus, mas normalmente tem vida útil 15% menor que os tradicionais.

Fonte: http://garagem360.com.br/

A fabricação é iniciada com a chegada das carcaças, que passam por um processo de avaliação e seleção antes de serem estocadas. Na sequência, estas carcaças vão para duas estações de inspeção, onde são infladas e depois avaliadas por técnicos à procura de imperfeições e defeitos, recebendo reparos sempre que necessário. Se forem consideradas aptas, elas seguem para a estação de raspagem do talão e da banda de rodagem, onde funcionários a deixam lisas e sem rebarbas.
Depois, em uma câmara adequada, elas recebem uma camada de cola líquida, essencial para que sigam pelos trilhos até uma máquina que aplica a camada de borracha que formará a nova banda de rodagem do remold. Após passar pela estação de colocação da borracha anti-quebra lateral do pneu, as carcaças são levadas às prensas de vulcanização.

As prensas à água e vapor moldam os novos remolds em um tempo de aproximadamente 20 minutos. Ao esfriar por alguns minutos, cada produto fabricado segue para uma estação de limpeza de rebarbas e inspeção final antes de ser estocado e levado para o galpão de distribuição, prontos para venda e entrega.
Mas, como qualquer outro tipo de pneu, todos os remanufaturados precisam de cuidados e manutenção frequente. É fundamental, por exemplo, manter os níveis de calibragem especificados no manual do proprietário. Da mesma forma, é importante fazer sempre que possível a geometria e o balanceamento durante as revisões, a fim de garantir as boas condições do automóvel e o melhor desempenho do jogo de pneus

Em relação ao custo e benefício esse pneu se torna visivelmente mais barato. O mercado de pneus no Brasil, antigamente, era controlado por algumas empresas, cujos produtos não apresentavam reais vantagens, seus preços eram altos e pouco durabilidade. Com a globalização da economia e a abertura do mercado internacional, os brasileiros passaram a ter acesso a muitos produtos e novas tecnologias, e entre eles os pneus remolds.

E as vantagens continuam, e tratando-se de tecnologia aliada ao desenvolvimento sustentável, a reciclagem dos pneus usados leva à expansão da vida útil do pneu tradicional, o que representa um grande avanço no que diz respeito a não agressão do meio ambiente, economia de fontes não renováveis de energia e de divisas. Os pneus remold, quando produzidos de acordo com os mais rigorosos padrões de controle e tecnologia, se igualam aos tradicionais de primeira linha nos quesitos essenciais de segurança, quilometragem e balanceamento.

Possuem também um índice de rodagem 3% mais alto do que os outros, utilizando três vezes menos energia, duas vezes menos ar, vinte e cinco menos água e duas vezes menos recursos do que o tradicional em sua fabricação. Além disso, as emissões atmosféricas, a poluição da água, as quantidades de sobrecarga e os resíduos produzidos também são expressivamente menores. Seus impactos ambientais e potenciais de aquecimento global são inferiores a produção dos pneus tradicionais. Há uma economia de vinte litros de petróleo em comparação ao necessário para a produção de um único pneu novo de automóvel e de quarenta litros no caso de um pneu de caminhonete.

As vantagens da utilização para meio ambiente são claramente visíveis, e é por isso que estes pneus têm se tornado uma tendência mundial. O seu desempenho, segurança e durabilidade também são fatores reconhecidos no mercado internacional, tendo sido aprovado pela ONU através do Regulamento 108 da Comunidade Europeia de 23 de junho de 1998.
É fato reconhecido em todos os principais mercados do mundo que a única diferença entre os melhores pneus remoldados e os pneus tradicionais é o preço!

Fonte: http://pneusremold.com.br/

Pergunte a uma pessoa que gosta de Coca-Cola se Pepsi e igual a coca e logo recebera a resposta de que não tem nada a ver, isso é a mesma resposta que dou quando sou questionado sobre todos os pneus remold serem iguais, vamos por partes, a maneira como é fabricado é a mesma, algumas recapadoras tem máquinas mais sofisticadas do que outras, mas o processo é o mesmo, o segredo para que um pneu seja melhor ou pior que o outro é a carcaça usada, tem que ser uma carcaça de qualidade para que forme um remold de qualidade, a matéria prima no caso a borracha, tem que ser de qualidade, a mão de obra tem que ser especializada, tudo isso forma um pneu remold de qualidade, ai eu pergunto pneu remold é tudo igual? No mercado de pneus remold já temos algumas marcas que estão sobressaindo-se, isso significa que elas estão fazendo a coisa da maneira correta, procure se informar a respeito da marca, para ter a certeza de estar adquirindo um produto de qualidade.

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